segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Curso de Pompoar....uma arte sublime !!!!



Interessados em realizar o Curso de Pompoarismo no mês de fevereiro de 2013 favor entrar em contato no email: mbcfisio@gmail.com
ou ligar em horário comercial no 3326-7205 e falar com Samara, deixando nome e telefone para retornarmos a ligação.
Lembrem-se que o curso de Pompoarismo tem como objetivo fortalecer a musculatura de assoalho pélvico feminino, o que contribui para melhores sensações durante o ato sexual, além de prevenir contra a incontinência urinária.

Dra Marluce Borges Craveiro -  Fisioterapeuta

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Fisioterapia para gestantes



Fisioterapia durante a gravidez e preparação do “corpo” para o parto.

Durante a gestação o corpo da mulher sofre uma infinidade de modificações físicas, fisiológicas e emocionais. É comum a mulher sentir câimbras, que não deixam de ser fisiológicas, mas que provocam dor e desconforto, muitas vezes de grande intensidade. Dor lombar provocada pelo aumento do volume abdominal e mudança do centro de gravidade. Edema de membros inferiores e aumento de peso. Para minimizar estes sintomas, diminuindo as câimbras, aliviando dores e permitindo um estado físico que propicie uma vivência tranqüila durante a gestação existe uma variedade de serviços realizados pela Fisioterapia que auxiliam as diversas necessidades de uma mulher grávida.



MASSAGEM PERINEAL: é uma massagem realizada nos músculos do períneo com o objetivo de garantir a elasticidade dos mesmos durante a passagem da cabeça do bebê no parto natural. Isso permite uma melhor resposta muscular durante o trabalho de parto evitando lacerações e episiotomia.


GINÁSTICA GESTACIONAL: durante a gestação podemos realizar exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, trabalhando corpo e mente de forma globalizada, garantindo assim, melhores condições físicas e emocionais durante a gestação, parto e pós-parto.

HIDROTERAPIA PARA GESTANTES: exercícios realizados em piscina coberta e aquecida com o objetivo de alongar e fortaleces músculos sem a ação da gravidade, minimizando assim os riscos de entorses e facilitando os movimentos de correção postural, aliviando dores e promovendo relaxamento corporal.

 
 Oferecemos um programa de exercícios que pode ser adequado para cada gestante após uma avaliação bastante minuciosa.

  • Fisioterapia pélvicoperineal
  • Exercícios na bola terapêutica
  • DVD com exercícios para serem realizados em casa (em construção)
  • Drenagem linfática manual
  • Hidroterapia em grupo para gestantes
  • Fisioterapia domiciliar pré e pós-parto

O que é preciso saber:
·         Sentir qual o melhor exercício para você e seu bebê;
·         Familiariza-se com as posturas de dilatação que facilitam o trabalho de parto;
·         Aprender corretamente a respiração e usá-la a favor e no momento adequado, seja na fase de trabalho de parto, no momento expulsivo ou de recuperação;
·         Favorecer a elasticidade dos tecidos perineais;
·         Ter confiança e segurança durante a gestação, preparando-se para o parto.



Com a Fisioterapia/Hidroterapia durante o período gestacional, proporcionamos melhor qualidade de vida para a futura mamãe e seu bebê desde o início da gestação, preparando essa mulher para certamente um dos momentos mais sublimes de sua vida...
 Por: Dra Marluce Borges Craveiro - Fisioterapeuta
     Contato: mbcfisio@gmail.com

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Incontinência urinária

Como se pode prevenir a incontinência urinária?

Deve-se evitar tudo o que prejudique o pavimento pélvico para manter o suporte muscular forte o maior tempo possível.

É recomendável não segurar a urina indo com frequência ao banheiro para esvaziar a bexiga sempre que estiver “realmente” com vontade de fazer xixi. Evitar a prisão de ventre, a tosse crônica, a obesidade, alimentos ácidos, o hábito de fumar e bebidas alcoólicas também são atitudes que devemos tomar para evitar possíveis perdas de urina. Outras causas que podem favorecer o aumento da pressão abdominal podendo provocar lesões no pavimento pélvico são: esforços violentos provocados por determinados esportes sem supervisão ou trabalhos pesados durante muitos anos que exerçam pressão demasiada nos músculos do assoalho pélvico.

Existem também fatores genéticos que influenciam o pavimento pélvico, pois em determinadas famílias, às vezes, nota-se a predisposição ao relaxamento dos tecidos e ao prolapso genital.
 A primeira coisa é conhecer seu corpo, o seu funcionamento, assim como cuidar e reconhecer os sintomas.... porque os nossos melhores cuidados e prevenção começam com o nosso conhecimento e assim, caso existam problemas, poderemos procurar a ajuda adequada.